ENQUANTO OS MÉDICOS OCIDENTAIS NOS SATURAM DE REMÉDIOS E INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS, OS CHINESES MOSTRAM UMA SAUDÁVEL SIMPLICIDADE NESSE CAMPO: PARA ELES, BASTAM UM BOM TERAPEUTA E UMA TERAPIA CORPORAL QUE TEM COMO ESSÊNCIA O TOQUE MANUAL OU DIGITAL SOBRE A PELE COM O OBJETIVO DE TRATAR OU PREVENIR DOENÇAS PELA ESTIMULAÇÃO DOS MECANISMOS DE RECUPERAÇÃO NATURAIS DO CORPO. COM UMA ABORDAGEM TERAPÊUTICA SEMELHANTE À DA ACUPUNTURA, USA EM SUA TÉCNICA OS MERIDIANOS OU CANAIS DE ENERGIA, PORÉM SEM O USO DE AGULHAS.
O Shiatsu atua reequilibrando a energia vital ( Ki ), que circula através do nosso corpo em canais chamados meridianos.
Quando o fluxo do Ki é perturbado por lesões, ansiedade ou estresse, há o aparecimento dos sintomas como dores, mal-estar físico e/ou psicológico.
Com base na medicina oriental onde o homem está relacionando com o universo da mesma forma que está relacionado com a terra, ele recebe energia vinda tanto da terra, Yin(positivo) e do cosmos, Yang (negativo).
O desequilíbrio dos dois pólos energéticos Yin e Yang poderá ocasionar o aparecimento de sintomas que poderão ser classificados:
Yin: falta de vitalidade, sonolência, processos crônicos, etc..
Yang: insônia, reação excessiva, processos agudos, etc..
O Shiatsu aplica pressão digital ou manual em partes específicas do corpo com o objetivo de aliviar dores, provendo relaxamento e uma sensação de bem estar geral.
- Pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade, aliviando os estados de estresse.
- Não tem efeitos colaterais desde que aplicado corretamente dentro de seus procedimentos técnicos.
- O Shiatsu tem uma abordagem holística, isto é trata o corpo como um todo, não em segmentos.
- O Shiatsu fortalece o sistema imunológico, melhorando a saúde física e emocional.
Essa energia, segundo os chineses, circula através dos corpos (ou seja, de meridiano a meridiano) de forma regular, distribui-se harmoniosamente e segue o seguinte percurso diário: da 3 às 5h, passa pelo meridiano dos pulmões (P); das 5 às 7h, do intestino grosso (IG); das 7 às 9h, do estômago(E) das 9 às 11h, do baço ou baço-pâncreas (B ou BP); das 11 às 13h, do coração (C) ; das 13 às 15h, do intestino delgado (ID); das 15 às 17h, da bexiga (B); das 17 às 19h, dos rins (R) ; das 19 às 21h, da circulação-sexualidade (CS); das 21 às 23h, do triplo-aquecedor (TA); das 23 à 1h, da vesícula biliar (VB); da 1 às 3h, do fígado (F).
As doenças são conseqüências natural da má distribuição de energia vital. Alguns sintomas de carência de energia são: sensação, insegurança, desânimo, frio, suor, flacidez; de excesso: agressividade, agitação, angústia, dor, calor, contração, convulsão, espasmo, inflamação. De acordo com o ensinamento tradicional chinês, “ o sangue circula acompanhando a energia. Se a energia circula, também o faz o sangue. Se é obstruída por obstáculo, o sangue pára.”
O Shiatsu – técnica corporal terapêutica que consiste no toque manual ou digital, tem como objetivo básico reequilibrar a quantidade e circulação de energia vital no organismo, tornando-o harmônico. Para a acupuntura a harmonia é fundamental, pois constitui, segundo preceitos filosófico chineses, o principio básico da ordem universal, campo da força cósmica onde duas forças de polaridade oposta – Yin (negativa) e Yang (positiva) – complementam-se e transmudam-se. A saúde é o resultado do equilíbrio dessas duas forças que ativam os corpo, dos mais elementares aos mais complexos.
As polaridades Yin e Yang, simbolizadas pelo Tao, expressam-se em todo e qualquer nível de existência, com alternância de cada força, sem que qualquer uma delas desapareça por completo. Assim, alguns elementos Yang são: a luz, o calor, o verão, o vermelho, o homem, a atividade, o sistema nervoso simpático, as partes superficiais do corpo, o lado direito do corpo, a cabeça; os elementos Yin, por sua vez, são; o escuro, o frio, o inverno, o azul, a mulher, a estática, o sistema nervoso parassimpático, as partes profundas, o lado esquerdo e a região inferior do corpo.
Todos os órgãos e funções são denominados por Yin ou por Yang. O intestino delgado, o intestino grosso, a vesícula, o estômago a bexiga e o triplo-aquecedor (*) são órgãos de Yang, enquanto o coração, os pulmões, o fígado, o baço, os rins e a circulação sexualidade estão vinculados a Yin. Uma vez que exista desequilíbrio dessa forças num organismo, dar-se-ão enfermidades de Yang ou de Yin, segundo a predominância de uma ou de outra.